Tempero na cozinha

Em tons vibrantes, novos eletrodomésticos
agitam a mesmice do branco e do bege

Brilho e cor: aço inox
no fogão, azul nos
armários. Abaixo,
contraste com
a coifa vermelha
Fotos: Divulgação  

Geladeiras, fogões e freezers azulões ou amarelões. Microondas, batedeira e liquidificador vermelhos. Cafeteira salmão, espremedor de suco verde, coifas e armários multicoloridos, ao gosto do freguês. Uma festa de cores se prepara para invadir a cozinha, lembrando os psicodélicos anos 60 e pincelando com tons vivos até a tradicional linha branca — que, nos últimos anos, admitia no máximo os discretos bege e marrom-claro. Tendência importada da Europa, alguns fabricantes estão lançando no país eletrodomésticos em tonalidades fortes. Uma tentativa de agitar o setor, que chegou a vender 26% mais geladeiras e fogões em 1995, no início do surto consumista do Plano Real, mas vem amargando quedas nas vendas de todos os produtos. Como ninguém troca de geladeira a toda hora, cuidado: parcimônia é indispensável para quem não deseja transformar a cozinha em alegoria carnavalesca.

Cafeteira:
portáteis
ultracoloridos
Foto: Egberto Nogueira  


Batedeira
importada:
toque alegre

"A cor deve ser o molho, e não o padrão", recomenda o arquiteto de interiores Eser Seabra, que criou para a Casa Cor de Brasília um loft com cozinha equipada com eletrodomésticos azuis. "O melhor é não ousar demais." Para executar seu projeto na mostra de decoração, Seabra usou produtos da Electrolux, por enquanto a única que está arriscando lançar uma linha inteira de eletrodomésticos grandes em cores fortes. Até dezembro, promete freezers, geladeiras e coifas nas opções amarelo e azulão. Mas já está suprindo lojas com fornos de embutir e microondas nesses tons, além da eletrizante opção carmim. "A proposta é colocar mais pimenta na cozinha", diz Gilmar Madureira, diretor de marketing e vendas da Electrolux.

Torradeira
azul: incomum


Freezer azulão:
em dezembro
nas lojas

Quem não se arrisca a errar a mão no tempero tem a elegante (e cara) opção do brilho metálico do aço inox. Geladeiras, fogões e lava-louças desse material são alternativas à mesmice do branco e do bege. A arquiteta e decoradora Rosa May Sampaio já combinou eletrodomésticos de aço com armários azuis e parede laranja, para quebrar a aparência industrial com a vibração do colorido. "A cor alegra o ambiente", diz ela. "Tem tudo a ver com a cultura brasileira", reforça a decoradora Christiane Bally. Mas vale pensar duas vezes antes de comprar uma geladeira amarelo-gema-de-ovo e, depois de alguns meses, não agüentar mais ver o elemento alienígena na cozinha. Como regra geral para os menos ousados, os decoradores aconselham abusar das cores apenas nos eletrodomésticos portáteis, mais baratos e trocados com maior freqüência. Se uma geladeira tem vida útil média de doze anos, a portátil dura menos, cerca de oito anos.

Dagmar Serpa




Copyright © 1998, Abril S.A.

Abril On-Line