Edição 1890 . 2 de fevereiro de 2005

Índice
Stephen Kanitz
Gustavo Franco
Millôr
Diogo Mainardi
Tales Alvarenga
André Petry
Roberto Pompeu de Toledo
Carta ao leitor
Entrevista
Cartas
Radar
Holofote
Contexto
Veja essa
Gente
Auto-retrato
Datas
VEJA Recomenda
Os livros mais vendidos
 
 

Diogo Mainardi
O maior problema do país

"Luiz Eduardo Greenhalgh mora num apartamento funcional de Brasília. Ele
preferiu conviver com um chuveiro
gotejante por mais de seis meses
a gastar
seu salário de parlamentar
no conserto de um bem público"

O chuveiro do deputado Luiz Eduardo Greenhalgh está gotejando há mais de seis meses. Foi o que ele declarou numa entrevista recente. Pode parecer uma questão menor. Um fato doméstico que não merece atenção. Engano. O vazamento no chuveiro do deputado Greenhalgh representa o maior problema do país. Estou falando sério. Greenhalgh mora num apartamento funcional de Brasília. Quando viu que seu chuveiro estava gotejando, chamou imediatamente o pessoal da manutenção. Os encanadores do serviço público constataram o defeito, mas não souberam consertá-lo. Greenhalgh reclamou. Sua solicitação ficou perdida na burocracia. Seis meses depois, o chuveiro continua a gotejar.

Greenhalgh não é um deputado qualquer. Ao que tudo indica, será o novo presidente da Câmara. Na entrevista em que reclamou do vazamento em seu chuveiro, ele defendeu a discussão em plenário das seguintes medidas: aumento do teto salarial dos deputados federais de 12.720 reais para 19.115, aumento da verba indenizatória de 12.000 reais para 15.000, aumento da verba de gabinete de 35.000 reais para 45.000. Custo? Cerca de 150 milhões de reais por ano. Pode ser que 150 milhões de reais não quebrem o Brasil. O que certamente irá quebrá-lo é gente como o deputado Greenhalgh. Seu chuveiro está vazando há mais de seis meses. O que ele cogita fazer para resolver o problema? Demitir o pessoal da manutenção? Vender os apartamentos funcionais? Desburocratizar o setor público? Diminuir o número de parlamentares? Não. A única resposta que ele parece oferecer ao mau funcionamento da máquina estatal é continuar aumentando seu gasto. A educação não funciona? Aumenta-se o gasto. A saúde não funciona? Aumenta-se o gasto. A segurança não funciona? Aumenta-se o gasto. Só tenho uma dúvida: por que Greenhalgh não contratou um encanador particular e o pagou com seu próprio dinheiro? Ele preferiu conviver com um chuveiro gotejante por mais de seis meses a gastar seu salário de parlamentar no conserto de um bem público?

Liguei para o deputado José Carlos Aleluia, adversário de Greenhalgh na eleição da Câmara. Eu nunca imaginei que, um dia, daria tanta canja a um político do PFL.

O senhor mora num apartamento funcional?
Moro.

Já teve vazamentos em seu chuveiro? Usou o serviço de manutenção? Sabe quanto ele custa?
Não. Sei que é muito ineficiente. Governo não foi feito para consertar chuveiros. Só o Brasil tem uma estrutura dessas. Talvez pudesse fazer sentido no tempo de Juscelino. Não agora. Inúmeros apartamentos funcionais estão fechados, depreciando. Pagamos para manter funcionários ociosos.

O senhor promete se opor ao aumento do salário dos deputados, caso seja eleito?
Prometo. O salário dos deputados não será tratado separadamente em relação ao resto do funcionalismo público.

Promete mandar consertar o chuveiro do deputado Greenhalgh?
Prometo vender em leilão público todos os apartamentos funcionais. Inclusive o do deputado Greenhalgh.

 
 
 
 
topovoltar