'
 


    

 
Edição 1980 . de novembro de 2006

Índice
Millôr
Lya Luft
Diogo Mainardi
André Petry
Reinaldo Azevedo
Roberto Pompeu de Toledo
Carta ao leitor
Entrevista
Cartas
Radar
Holofote
Contexto
Datas
Gente
VEJA.com
Veja essa
VEJA Recomenda
Os livros mais vendidos
 
 

Datas


Sergio Sade
O maestro Rogério Duprat: arranjador das primeiras canções do tropicalismo


Morreram:
o maestro carioca Rogério Duprat, um dos expoentes do tropicalismo. Violoncelista por formação, Duprat integrou o corpo de orquestras sinfônicas antes de enveredar pela música popular. A transição ocorreu em 1967, quando ele compôs o arranjo da canção Domingo no Parque, de Gilberto Gil. Nos anos seguintes, trabalhou com Chico Buarque, Caetano Veloso e os Mutantes. Nos anos 70 e 80, passou a compor jingles publicitários. O barulho excessivo dos estúdios de gravação danificou sua audição. Por isso, a participação do maestro na cena musical tornou-se esporádica a partir do fim dos anos 80. Dia 26, aos 74 anos, de câncer na bexiga, em São Paulo.

Marcos Ramos/Ag. O Globo
Bulhões: apoio pioneiro ao mercado de capitais


o advogado carioca José Luiz Bulhões Pedreira. Especialista em direito tributário e societário, foi um dos autores do projeto que deu origem, em 1976, à Lei das Sociedades Anônimas. Também participou da revisão da mesma lei, sancionada em 2001. Dia 24, aos 81 anos, de câncer de pulmão, no Rio de Janeiro.

Condenados: o assassino serial Francisco das Chagas Rodrigues de Brito a vinte anos e oito meses de prisão pelo assassinato e castração de um rapaz de 15 anos. Brito confessou ter feito o mesmo com outros 41 meninos entre 1991 e 2003. Ele será julgado por esses crimes em 2007. Dia 25, no Maranhão.

o ex-presidente da Enron, Jeffrey Skilling, a 24 anos e quatro meses de prisão por fraude, conspiração e vazamento de informações. Seus bens, estimados em 60 milhões de dólares, serão vendidos para indenizar acionistas e ex-funcionários. A Enron quebrou em 2001 em um dos maiores escândalos contábeis da história do capitalismo. Dia 23, em Houston, Texas.

Divulgadas: fotos de gêmeos de cor diferente, nascidos na Inglaterra. Assim como seu pai, Layton é loiro, branco e tem os olhos claros. Já Kaydon é negro como a mãe. Eles são tão diferentes porque são bivitelinos. Ou seja, não foram gerados pelo mesmo óvulo. Ocorrências como essa são raras em países de pouca miscigenação, como a Inglaterra. No Brasil, são mais freqüentes. Ainda assim, é incomum que as diferenças sejam tão grandes quanto no caso de Layton e Kaydon, que nasceram em julho, em Middlesbrough. Dia 25, na Inglaterra.

Aprovada: em referendo popular a ampliação do Canal do Panamá. A reforma dobrará o volume do transporte de carga no canal e custará 5,2 bilhões de dólares. A obra está prevista para terminar em 2014. Dia 22, no Panamá.

Nasceu: Lucas, filho da modelo Isabeli Fontana e do ator Henri Castelli. O bebê é o segundo filho de Isabeli – ela já é mãe de Zion, de 3 anos – e o primeiro de Castelli. O ator negou veementemente que Lucas tenha sido gerado por inseminação artificial. O casal também desmentiu as notícias de que teria brigado porque Castelli registrou Lucas com "c", e não com "k". Dia 23, em São Paulo.

Readquiridas: pelo senador eleito Fernando Collor de Mello as regalias de ex-presidente da República. Ele havia perdido esses benefícios por causa de uma ação popular iniciada em 1993. Mas a Justiça Federal considerou que, mesmo tendo sofrido impeachment em 1992, Collor tem direito a dois assessores, quatro seguranças e dois carros com motorista. Nós pagamos tudo, é claro. Dia 26, em Brasília.

Autorizado: pela Justiça Federal o gasto de 1,5 bilhão de reais em créditos suplementares ao Orçamento. Há duas semanas, um juiz federal de primeira instância proibiu a liberação dos recursos durante o período eleitoral. Essa decisão foi reformada pelo Tribunal Regional Federal de Brasília. Dia 27, em Brasília.

 
 
 
 
topovoltar