Notas internacionais

Esta semana
Sumário
Brasil
Internacional
Geral
Economia e Negócios
Guia
Artes e Espetáculos

Colunas
Diogo Mainardi
Claudio de Moura Castro
Gustavo Franco
Roberto Pompeu de Toledo

Seções
Carta ao leitor
Entrevista
Cartas
VEJA on-line
Radar
Contexto
Holofote
Veja essa
Arc
Notas internacionais
Hipertexto
Gente
Datas
Cotações
Para usar
VEJA Recomenda
Literatura brasileira
Os mais vendidos

Arquivos VEJA
Para pesquisar nos arquivos da revista, digite uma ou mais palavras

Busca detalhada
Arquivo 1997-2000
Busca somente texto 96|97|98|99
Os mais vendidos
 
Clique nos nomes e leia as notas

 

HAVANA

Fim de embargo para cubano ver

Fotos AP
Fidel de tênis: conforto na passeata

A autorização de venda de alimentos e remédios para Cuba, aprovada pelo Congresso dos Estados Unidos, não foi bem recebida na ilha. Primeira atitude americana para abrandar o embargo econômico que dura 38 anos, a medida terá pouco efeito prático, já que não permite financiamento das exportações. De farda e tênis, Fidel Castro comandou a marcha de protesto contra as restrições imperialistas.

 

 

KAMPALA

O ebola ataca de novo


Hospital em Gulu: pobreza

Na África, assolada pela guerra e pela miséria, a situação sempre pode piorar. Agora foi a vez de Uganda, onde um surto da febre provocada pelo vírus ebola já causou 47 mortes. A doença é terrível. Ataca veias e artérias e a vítima morre vertendo sangue pela boca, nariz, olhos e ouvidos. A manifestação atual do mal não é a mais violenta, mas ainda assim pode ser fatal em 70% dos casos. Uma outra forma de vírus, que infectou o Zaire (atual Congo), há cinco anos, é letal em 90% das ocorrências. Contagioso e com ação facilitada pela falta de higiene, o ebola atacou Gulu e Kitgum, as regiões mais carentes, nas quais os dois únicos hospitais não têm meios para enfrentar a epidemia.

 

VATICANO

O papa pode pendurar o cetro


João Paulo II e a rainha: últimos ato

O papa João Paulo II, que na semana passada recebeu a visita da rainha Elizabeth II, pode estar exercendo seus últimos atos no posto. O cardeal belga Godfried Danneels garante que João Paulo renuncia no ano que vem. Com 80 anos e muito doente, o papa só abdica se quiser, embora a Igreja recomende que os bispos se aposentem aos 75. O último antecessor de João Paulo a renunciar foi Gregório XII, há 585 anos.

 

SAINT LOUIS

Gore perde a piada


Bush e Gore: empate recomenda cautela

O terceiro debate entre os candidatos à Casa Branca, na semana passada, foi insosso como os anteriores, mas o democrata Al Gore estava pronto para apimentar a exibição. Ele contratou um assessor com a missão exclusiva de abastecê-lo com tiradas engraçadas – e acabou capitulando por temer que as gracinhas tenham efeito oposto ao esperado. Faltando duas semanas para a eleição, as pesquisas apontam empate técnico entre ele e o republicano George Bush. Nessas circunstâncias, todo cuidado é pouco.

 

Copyright 2000
Editora Abril S.A.
  VEJA on-line | Veja São Paulo | Veja Rio | Veja Recife | Guias Regionais
Edições Especiais | Site Olímpico | Especiais on-line
Arquivos | Downloads | Próxima VEJA | Fale conosco