Edição 1 658 - 19/7/2000

VEJA esta semana

Brasil
Internacional
Geral
Economia e negócios
Guia
Artes e Espetáculos
Colunas
Luiz Felipe de Alencastro
Gustavo Franco
Diogo Mainardi
Roberto Pompeu de Toledo
Seções
Carta ao leitor
Entrevista
Cartas
VEJA on-line
Radar
Contexto
Holofote 
Veja essa
Arc
Notas internacionais
Hipertexto
Gente
Datas
Cotações
Para usar
Veja recomenda
Os mais vendidos

Banco de Dados 

Para pesquisar digite uma ou mais palavras no campo abaixo. 


Gustavo Poloni

Boca de urna virtual

Fernando Lemos


Faltam menos de oitenta dias para as eleições municipais. Mais de 100 milhões de brasileiros irão às urnas eleger prefeitos e vereadores em 5.549 municípios. Escaldados pela avalanche de escândalos envolvendo políticos, muitos eleitores ainda não sabem em quem votar. A internet está aí para ajudar. Sites de partidos, candidatos, tribunais eleitorais, analistas e fóruns de debate se multiplicam na rede. O Escolha seu Candidato (www.escolhaseucandidato.com.br) acompanha a eleição na cidade de São Paulo, com o noticiário do Caso Pitta e resultados de pesquisas. No Webvoto (www.webvoto.com.br), é possível participar de pesquisas sobre temas como o papel da mulher na política. Candidatos interessados em divulgar suas plataformas podem acessar o Em quem Votar (www.emquemvotar.com) e dizer ao eleitor o que pretendem fazer, se eleitos. O Polític@ on line oferece um link (www.politicaonline.com.br/eleicoes) com dados sobre legislação, candidatos e calendário eleitoral.

 

Dois sites acabam de chegar à rede dispostos a investir numa velha mania dos brasileiros: arriscar a sorte em apostas. A diferença é que, para apostar, o visitante não paga nada. O Sortudo (www.sortudo.com.br), que tem entre seus parceiros a Brahma e a Zip.Net, faz sorteios usando os números da Megasena, da Caixa Econômica Federal. Os ganhadores recebem prêmios em dinheiro. No Arrisque (www.arrisque.com.br), além de loterias, o visitante pode apostar até na previsão do tempo. Os patrocinadores do site são o fundo Fortuna e a incubadora Sitech. Os prêmios são bancados pelos parceiros dos sites, e os donos da idéia apostam em seu sucesso para engordar a receita com publicidade.

 

A Fenasoft sem congestionamento

Marcos Simardi/AE


A Fenasoft 2000 deve reunir perto de 1.000 expositores e 800.000 visitantes, de 24 a 29 de julho, no Anhembi, em São Paulo. É parada obrigatória para quem precisa estar em dia com o mundo da informática e da internet. Duro é agüentar o trânsito e a multidão. Uma saída é a Fenasoft Virtual, um link no site da feira (www.fenasoft.com.br) que levará a estandes virtuais dos expositores. Os organizadores prometem ali o sorriso das recepcionistas, demonstrações de produtos e espaço para trocar idéias com outros internautas. Mas não sabem informar se os expositores estarão vendendo pela rede. O site entra no ar no dia 24 e continuará ativo depois da feira.

 

Navegue antes de embarcar

Todos os anos, cerca de 7.000 estudantes brasileiros viajam para os Estados Unidos. Vão estudar inglês, fazer mestrado ou ingressar em outro tipo de curso. Para quem pensa em engrossar essa comunidade, vale uma consulta ao American Institute for Foreign Study (www.aifs.org). O endereço indica as escolas preparadas para receber estrangeiros, os locais de hospedagem e os custos. O site do Unique Advantage Exchange Program (www.tir.com/~dkelly/uaep.html) também funciona como um bom guia. Mas convém se apressar: o ano letivo americano tem início em agosto.

 

Rebimboca da parafuseta

Germano Luders


Quanto custa um amortecedor para carro da GM? E um cabo de embreagem de um modelo da Volks? Para não ficar só com a versão de seu mecânico, acesse o Peças on Line
(www.pecas-on-line.com.br), que oferece informações sobre 17 milhões de peças de reposição de montadoras nacionais e estrangeiras. Uma ferramenta de busca ajuda a localizar o mais insignificante parafuso – daqueles que se perdem num dos milhões de buracos das ruas brasileiras. O site informa preço, endereço e telefone do local onde a peça pode ser comprada.

 

Maus-tratos ao cliente on-line

O que acontece a uma companhia que desdenha seus clientes? A imagem dela fica prejudicada e a freguesia debanda. Nem todas as corporações estão atentas a esse risco, quando se trata do atendimento pela internet. Pesquisa da consultoria Rainier (www.rainierco.com) mostra que mais de 40% dos endereços de grandes empresas dos Estados Unidos e da Inglaterra não respondem a mensagens enviadas por seus clientes. Não são empresinhas de fundo de quintal. A lista inclui American Express, HP, Motorola e Walt Disney.

 

As empresas que negociam com o governo americano adoraram a última decisão do presidente Bill Clinton. Num pronunciamento transmitido pela internet, no novo site da Casa Branca (www.whitehouse.gov), ele anunciou que, a partir de setembro, os cerca de 20 000 sites oficiais estarão reunidos num só endereço, o www.firstgov.gov, para facilitar as consultas das empresas que fornecem produtos e serviços ao governo. É um negócio que movimenta cerca de 500 bilhões de dólares por ano.

 

Divulgação


O Zip.Net (www.zip.net)
estréia nesta segunda-feira o Zip Station News (www.zipstation.com.br), um canal interativo de notícias pela internet. Ancorado pela apresentadora Adriana Boulos, o programa começará tratando apenas dos assuntos do mercado financeiro. Com o tempo, o portal promete exibir notícias de cultura, internet e entretenimento. As reportagens serão produzidas por uma equipe de jornalistas contratada pelo canal.

 

Notebook plugado à rede – sem fio

O crescimento vertiginoso dos negócios que envolvem a internet sem fio colocou em evidência a opção de acesso à rede por equipamentos como os celulares WAP e as agendas turbinadas do tipo palmtop. De olho no mercado de acesso wireless, que segundo alguns analistas deve movimentar mais de 40 bilhões de dólares em 2005, a gigante americana Dell (www.dell.com.br) está investindo pesado em novas soluções. A principal novidade preparada pela fabricante está voltada para a linha de notebooks, que terá toda a parafernália necessária para acessar a internet sem depender de telefones fixos. A partir de setembro, todos os modelos da linha Latitude virão equipados com antena para fazer a conexão e, além disso, estarão preparados para operar em rede. Esse movimento deve colocar a Dell à frente na corrida para incorporar a nova tecnologia.

 

Lidar com bancos não é coisa simples. Sobram taxas, descontos e outras surpresas desagradáveis nos extratos. Para ajudar nessa delicada relação, o site Clientes x Bancos (www.clientesxbancos.com.br) oferece informações sobre custos de empréstimos, tarifas e rendimentos nas aplicações. E tem dicas para decifrar os números mais cabeludos, como o custo de um financiamento. A tabela do Banco Central com as cifras cobradas pelos bancos no cheque especial também está disponível. As informações são fornecidas gratuitamente por especialistas.

 

e-mail: hipertexto@abril.com.br